Tomar

 


    No alto de uma colina, avista-se a jóia da arte manuelina, o Convento de Cristo (Património Mundial) e as muralhas do Castelo que foi sede da Ordem dos Templários em Portugal, na Idade Média.







    No quadriculado da cidade, fundada pelos monges-cavaleiros, a arte manuelina e renascença está presente nas igrejas de São João Baptista e de Santa Iria, na Ermida de Nossa Senhora da Conceição, nas capelas de São Gregório e de São Lourenço.













    A sinagoga, as ruelas da cidade velha, os doces conventuais, o Café Paraíso, a famos
a Praça, o edifício da Cãmara, a ponte velha, a Igreja de Santa Maria do Olival e o túmulo de D. Gualdim Pais, o mercado das Sextas-feiras, a Festa dos Tabuleiros (Julho de 2019), a Tomar Leggo, a festa de Santa Iria (20 Outubro), o Congresso da Sopa (Maio)..







      A história e a arte alargam-se a igrejas e ermidas espalhadas pelo verde da paisagem que envolve a região de Tomar. Perto fica o Aqueduto dos Pégões, a albufeira de Castelo do Bode, Ourém, Fátima, Dornes, Almourol e uma infinidade de destinos únicos e deslumbrantes, que a todos cativam pelo seu mistério e singularidade.